Para utilizar a funcionalidade de gestão de atividades, é necessário criar um canvas do tipo projeto, se você não sabe como criar um, clique no link abaixo antes de continuar:
http://projectcanvasonline.blogspot.com.br/p/criando-meu-primeiro-projeto.html
A gestão de atividade é uma funcionalidade ligada a um canvas do tipo projeto.
Como atividades não estão destacadas em uma área do canvas do projeto, foi criado uma funcionalidade exclusiva para isso.
Para acessar ela, siga o passo-a-passo:
- Clique no menu, no canto superior esquerdo;
- Clique sobre o menu "Meus Projetos";
- Clique sobre o nome de algum projeto listado;
- Clique no submenu do seu projeto, no terceiro ícone, chamado "Gestão de Atividades".
Submenu - Gestão de Atividades
E como ela funciona?
A gestão de atividades usa como base o termo de origem japonesa chamado "Kanban", para indicar o andamento dos fluxos de produção de atividade em série, muito utilizado em empresas de fabricação.
O quadro para gestão de atividade é dividido nas etapas:
- Fazer;
- Fazendo;
- Feito;
- Em Verificação;
- Concluído.
O processo de criação de uma atividade é muito simples, abaixo segue o passo-a-passo:
- Clique no título de alguma etapa (Fazer, Fazendo...);
- Será aberto um popup, para inserir informações da atividade;
- Selecione qual status sua atividade se encontra;
- Selecione qual grupo de entrega sua atividade está relacionada;
- Informe o título de sua atividade;
- Se sua atividade visa atender um ou mais requisito do projeto, você poderá selecionar eles;
- Se necessitar, utilize o campo descrição para mais detalhes de sua atividade;
- Informe o tempo em formato de hora e minuto que sua atividade deve levar para ser realizada;
- Selecione o responsável pela sua atividade;
- Se desejar, poderá escolher uma cor especifica para sua atividade, isso pode ajudar em atividade que merecem mais atenção do que outras;
- Clique no botão "Confirmar".
Após esses passos, sua atividade será apresentada no quadro como nas imagens a seguir:
Popup para Cadastro de Atividade
Quadro de Atividade com Nova Atividade
Para alterar o status de uma atividade, por exemplo de "Fazer" para "Fazendo", basta segurar com o mouse sobre a atividade e arrastar até o próximo status.
Se desejar poderá filtrar as atividades pelo Grupo de Entregas, por apenas selecionar o grupo de entregas no início do quadro, conforme imagem abaixo:
Filtro de Grupo de Entregas
Opções do Grupo de Entregas
Abaixo separamos alguns conceitos, que podem ser de ajuda ao iniciar o trabalho com a gestão de atividades.
Que tipo de atividade deve ser colocado em cada etapa, segue nossa sugestão:
- A Fazer - Todas as atividade que ainda não foram iniciadas;
- Fazendo - Todas as atividade que estão em execução por alguém;
- Feito - Todas as atividade que foram feitas, mas que ninguém realmente verificou se está atendendo os requisitos para ser concluído;
- Em Verificação - Todas as atividades feitas que estão sendo analisadas, por exemplo pelo departamento de qualidade do projeto ou um responsável;
- Concluído - Todas as atividade verificadas e que realmente foram concluídas.
A gestão de atividade é ligada a três áreas, que são:
- Grupo de Entregas;
- Requisitos;
- Equipe.
Agora vamos entender a relação com cada uma, começando por:
Grupo de Entregas
Um projeto é formado por várias entregas no decorrer do tempo. E cada entrega é composta por uma ou muitas atividades.
Assim a gestão de atividade, é organizada por grupo de entregas, as atividades que são criadas devem ser referenciadas a um grupo de entrega.
Requisitos
Uma atividade a ser executada no projeto, muitas vezes tem como base atender um determinado requisito do projeto, assim ao criar uma nova atividade, é possível vincular a atividade a uma ou mais requisitos.
Equipe
Para uma atividade ser executada é necessário um responsável por ela, assim é possível vincular quem da equipe do projeto vai ser o responsável pela atividade.
Funcionalidade disponível para usuários Pagos e Beta Tester.
Qualquer dúvida ou sugestão não deixe de entrar em contato.
9handssolutions@gmail.com
Equipe 9hands Solutions.
Bom dia,
ResponderExcluirFizemos a aquisição do modelo pago, mas gostaria de correlação entre a linha do tempo e as atividades. Além disso poder construir na linha do tempo um cronograma com todas as atividades, podendo enxerga-las num gráfico de gantt. Tem como colocar esta funcionalidade?
Bom dia,
ExcluirExiste uma relação entre Grupos de Entregas com Atividades, e o que pode ser feito é na linha do tempo você informar as datas sobre os grupos de entregas.
Exemplo:
Linha do Tempo = Grupo de Entrega >> Atividades
1/jan Doc. XPTO = Doc. XPTO >> 1. Elaborar Doc
2. Enviar Doc
Ou seja, para grupos de entregas que devem ter data, você colocaria ele na área de Linha do Tempo.
Sobre o gráfico de gantt ele está pra ser desenvolvido em 2018, logo estará disponível.
Enquanto isso, temos a visualização por calendário.
Se desejar, poderá utilizar o canal de feedback dentro da própria aplicação.
Qualquer dúvida a disposição.
Abraços.